Ana Cristina Barros da Cunha

 

Ana Cristina Barros da Cunha- psicóloga (IP/UFRJ, 1993), Mestre em Educação Especial (UERJ, 1996), Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFES, 2004), docente do Departamento de Psicologia Clinica desde 1997 no Instituto de Psicologia da UFRJ, responsável pelas Disciplinas Psicologia do Excepcional, Psicologia do Desenvolvimento, Tópicos Especiais em Psicologia do Ajustamento (Educação Inclusiva). Desde o início do curso de Graduação, venho realizando trabalhos de pesquisa e intervenção junto a população com necessidades educativas especiais (defiência mental, visual, autismo etc.) e em risco bio-psico-social (crianças de baixa renda etc.). Nos últimos anos, venho participando regularmente de congressos nacionais de maior expressão (ANPED, ANPEPP, Reunião anual da SBP, SBPD) e de congressos internacionais (Vision99, em Nova York, ISEC e I XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, no Chile). Durante o curso de Doutorado, tive oportunidade de, pelo Programa de Doutorado com Estágio no Exterior-PDEE da CAPES, realizar estágio junto ao Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, onde pude aperfeiçoar meus conhecimentos nas áreas de estudo e pesquisa as quais me dedico. Nesta e em outras ocasiões, tive a oportunidade de publicar trabalhos em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação e Psicologia, além de capítulos de livros e a publicação do livro "Teoria de Experiência de Aprendizagem Mediatizada e Interacção Familiar: prevenção às perturbações do desenvolvimento e de aprendizagem" (2003), em conjunto com o Dr. Victor da Fonseca, pela Editora da FMH, Lisboa, PT, que tem como tema a aplicação dos princípios da Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) à análise da interação adulto-criança e ao desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com necessidades especiais. Atualmente, desenvolvo trabalhos com base na abordagem sócio-interacionista de L.S.Vygotsky e na abordagem da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) e EAM de R.Feuerstein, campos promissores para avaliação e intervenção no vampo da Psicologia e Educação, sobretudo na área de Educação Especial.

© 2010 -Vinícius de Sousa Freitas & Mariana Oliveira Santos = Direitos reservados

Crie o seu site grátisWebnode