Eixo Temático 1: Inclusão Social - Educacional |
|||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
Ana Abadia dos Santos Mendonça e Gilmar da Cunha Sousa |
INCLUSÃO ESCOLAR: Persistência e Valorização do Ser Humano |
APROVADO |
02 |
CLAUDIA ARAUJO DA CUNHA |
A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES ENTRE A ESCRITA E A MATURAÇÃO NEUROLÓGICA |
APROVADO |
03 |
Denise Lange, Ludimila Tronconi e Lidiane Abrão Pires |
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA, MG |
APROVADO |
04 |
Fernanda Duarte Araújo Silva |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENQUANTO ALTERNATIVA DE INCLUSÃO |
APROVADO |
05 |
Fernanda Duarte Araújo Silva |
INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA |
APROVADO |
06 |
Késia Pontes de Almeida |
Inclusão: Resultado da relação Entre Estado Restrito e Sociedade Civil |
APROVADO |
07 |
Laniluce Alves Barbosa Curtt |
INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL |
APROVADO |
08 |
Arlete Aparecida Bertoldo Miranda e Lelyane Silva e Luz |
PRÁTICA PEDAGÓGICA, AVALIAÇÃO E INCLUSÃO: DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR |
APROVADO |
09 |
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Juliene Madureira Ferreira, Lucianna Ribeiro de Lima, Lavine Rocha Cardoso Ferreira, Klênio Antônio Sousa, Diego Miranda Oliveira, Flávia Barbosa de Queiroz, Ana Carolina Silva Ribeiro e Débora Arantes Soares |
PROJETO DE MONITORIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESEBA/UFU |
APROVADO |
10 |
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Fabiana Marques Barbosa e Thamy de Morais Miranda |
INTERVENÇÕES PSICOEDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS |
APROVADO |
11 |
Mikaella Firveda Genaro Rios e Paula Gabrielle Zuchetti |
A LINGUAGEM COMO UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PESSOAS SURDAS. |
APROVADO |
12 |
Cecília Maria Vieira Abrahão, Maria Helena Dias Fratari, Marise Aparecida Nascimento, Rosane Leal de Faria e Geseane Aparecida Araújo Silva |
INCLUSÃO : LUDICIDADE E CIDADANIA |
APROVADO |
13 |
Noemi Mendes Alves Lemes e Maria Irene Miranda |
ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM OS RESULTADOS DA PROPOSTA DE ATENDIMENTO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM-ADA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA. |
APROVADO |
14 |
Maria Isabel de Araújo, Noemi Mendes Alves Lemes e Marta Emídio Pereira de Oliveira |
ATENDIMENTO ÀS DIFERENÇAS NA ESCOLA COMUM: UMA PESQUISA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE UBERLÂNDIA |
APROVADO |
15 |
Noemi Mendes Alves Lemes, Valéria Manna Oliveira e Cláudia Rodrigues de Camargo Martins |
INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: Um estudo sobre as estratégias de ensino do professor de Educação Física. |
APROVADO |
16 |
Josyane Pereira Silva, Ludmila Lima Peterle, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e Zelinda Orlandi Siquara |
APROPRIAÇÃO/RESSIGNIFICAÇÃO CULTURAL POR INTEMÉDIO DO BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS INCLUSIVOS |
APROVADO |
17 |
Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e Zelinda Orlandi Siquara |
LINGUAGENS, E INCLUSÃO: A BRINQUEDOTECA COMO UM ESPAÇO POTENCIALIZADOR PARA CRIANÇAS AUTISTAS |
APROVADO |
18 |
Gabriela Alves da Silveira Gonzaga |
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO: SUJEITO COM ANÓXIA NEONATAL - DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO. |
PENDENTE |
19 |
Laura Aparecida Moreno, Luzinete Carrijo e Soraya Inês Horani Moura |
Atendimento Educacional Especializado às pessoas com Deficiência Física no município de Uberlândia |
APROVADO |
20 |
Paula Cristina Medeiros Rezende, Morgana Pereira Neves e Thatiane Duarte Mendes |
A INCLUSÃO E A REPETÊNCIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O TEMA A PARTIR DA VERSÃO DOS ALUNOS. |
APROVADO |
21 |
Milene Fonseca de Melo e Cristiane Alves Martins |
ATIVIDADAES RÍTMICAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
APROVADO |
22 |
Eliete Antônia da Silva |
A REPRESENTAÇÃO DO REAL: um discurso construído socialmente sobre as pessoas com deficiência |
PENDENTE |
23 |
GABRIELA ALVES DA SILVEIRA GONZAGA e MARIA IRENE MIRANDA |
TRABALHO PEDAGÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO: INTERVINDO NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. |
APROVADO |
24 |
CLAUDIA ARAUJO DA CUNHA |
O AUTOCONCEITO E A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
APROVADO |
25 |
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes e Núbia Sílvia Guimarães Paiva |
A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU |
APROVADO |
26 |
Helenice Maria Costa Araújo |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO UBERLANDENSE |
APROVADO |
27 |
FERNANDA LIMA CRÓ ROSSI |
SAÚDE ESCOLAR: UMA PROPOSTA IDEAL PARA A INCLUSÃO |
APROVADO |
28 |
Fernanda Crosara Ladir, Ludmilla Cristhina Vieira, Mônica Cristina Melo e Claudia Dechichi |
Estudo de caso: A visão da direção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental sobre a inclusão de alunos com deficiência e as adaptações realizadas na mesma para a prática inclusiva
|
APROVADO |
|
Eixo Temático 2: Educação Especial e - ou Atendimento Educacional Especializado |
||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
Bruna Bellinato Scrivanti Santana |
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAS NO NUCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGOGICO DO COLÉGIO MARISTA DE MARINGÁ: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR DE GRANDE PORTE. |
APROVADO |
02 |
Maristela Soares Cury Rezende e Renata Leandro Ferreira |
DESMISTIFICANDO A INCLUSÃO ESCOLAR: TODOS JUNTOS APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS |
APROVADO |
03 |
RENATA IBIAS CARDOSO DA SILVA |
Como o computador tem ajudado crianças com deficiência a enriquecerem seu cotidiano escolar na sala do Atendimento Educacional Especializado. |
APROVADO |
04 |
Vicentina Oliveira Santos Lima |
Representação da violência sexual pela criança com distúrbio de linguagem: um estudo de caso. |
REPROVADO |
05 |
Patrícia de Oliveira Portela e Maira Nani França |
ACESSIBILIDADE NO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UFU: atendimento educacional especializado aos deficientes visuais |
APROVADO |
06 |
Márcia Arantes Buiatti Pacheco, Marta Emídio Pereira Oliveira e Arlete Aparecida Bertoldo Miranda |
Atendimento Educacional Especializado para alunos com cegueira e baixa-visão no município de Uberlândia-MG. |
REPROVADO |
07 |
Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira |
O PASSÁRO E A GAIOLA – INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO HOSPITALAR |
APROVADO |
|
Eixo Temático 3: Políticas Públicas de Educação Inclusiva e educação Especial |
||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
MARIA ALICE DUARTE PEREIRA e MÁRCIA SANTOS VEDOVATO |
PSICODIAGNÓSTICO ESCOLAR:DEFICIÊNCIAS E INCLUSÃO |
APROVADO |
02 |
Mírian Sene da Costa Campos e Lázara Cristina da Silva |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM UBERLÂNDIA – MG |
APROVADO |
03 |
Vilma Aparecida de Souza |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: limites e possibilidades das propostas políticas no cotidiano escolar |
APROVADO |
04 |
Marcelo Gonçalves de Souza, Andressa da Silva, Grace Kelly Barbosa, Juliana de Oliveira e Silva, Larice Santos, Luciana Macedo Donadeli, Natália Ribeiro Calábria, Rejane Bernardes Santana Reis, Claúdia Dechichi |
Altas habilidades, do que estamos falando afinal? Revisionismo histórico do conceito e das políticas públicas do Brasil |
APROVADO |
|
Eixo Temático 4: Formação de Professores e Educação Especial |
||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
Camila de Ávila Ribeiro e Caroline Reis Costa |
Educação especial : Um importante espaço de formação |
APROVADO |
02 |
Juliana Vilela Alves e Luciene Maria Braga |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA DE PROFESSORES PARA O AEE: ATUAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES |
APROVADO |
03 |
Andréa Pires Dayrell da Cunha Pereira, Ludmile Cristine Mendes Santos, Esmeralda de Oliveira Vieira e Lázara Cristina da Silva |
Educação Continuada de Professores e a Educação Especial |
APROVADO |
04 |
Sebastião Luiz Gonçalves e Angélica Rodrigues Ferreira |
A FORMAÇÃO DOCENTE E A RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
APROVADO |
05 |
Diones Carlos de Souza Almeida, Fernanda Santos Pena e Maristela Soares Cury Rezende |
Formação Docente e Inclusão Escolar: representações de pós-graduandos em Educação da UFU |
APROVADO |
06 |
Vanilda A. de Souza, Vanuza A. de Souza e Vilma A de Souza |
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (EEAEE): CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
APROVADO |
07 |
Jane Eyre Bandeira de Lavôr Gonçalves, Lázara Cristina da Silva e Marisa Pinheiro Mourão |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS SURDOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
APROVADO |
08 |
Giulliana Rocha e Silva Rissi e Lázara Cristina da Silva |
Práticas e saberes para formação profissional de surdos numa perspectiva inclusiva |
APROVADO |
|
Eixo Temático 5: Processos de escolarização de pessoas surdas, cegas e com baixa visão |
||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
Etiene Abreu |
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM SURDEZ – UM ESTUDO DE CASO |
APROVADO |
02 |
Camila Rezende Oliveira |
O impacto do decreto 5626/05 na comunidade surda: uma analise crítica sob o enfoque das teorias pós - estruturalistas |
REPROVADO |
03 |
Adriana Andréia de Oliveira Silveira, Alessandra da Silva, Aparecida Rocha Rossi, Carla Barbosa Alves, Cinthia Lara Godinho Oliveira, Cristiano Silva Ribeiro, Daniela Prometi Ribeiro, Danilo Rischiteli Bragança Silva, Darci Aparecida de Souza Costa, Edivano Josué Ribeiro, Gil Soares de Assunção Neto, Leonardo Macedo Silva, Lúcio Cruz Silveira Amorim, Maria Cristina Gonçalves Corbacho, Maria Isabel de Araújo, Mirian Gobbi, Patrícia Helena Pelizer, Sandra Maria da Costa e Viniele Moreira Oliveira |
DICIONÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS DA HISTÓRIA LIBRAS-PORTUGUÊS |
APROVADO |
04 |
Carla Barbosa Alves, Helenice Maria Costa Araújo e Maria Isabel de Araújo |
PESSOAS COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
APROVADO |
05 |
Lidiane Abrão Pires, Ludimila Tronconi e Denise Lange |
Filosofias de ensino para SURDOS e a prática pedagógica em escolas públicas de Uberlândia, MG |
APROVADO |
06 |
Eliamar Godoi, Lara R. Rastrelo e Gabriela Rodrigues |
INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISICA PARA ALUNOS SURDOS. |
APROVADO |
07 |
Tallyta Silva Guerra e Eliamar Godoi |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNO SURDO NA SALA DE AULA REGULAR DE ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA |
APROVADO |
08 |
Dorcelita Barbosa Gonçalves |
A PSICOPEDAGOGIA E A SURDEZ: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM OU ATRAZO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO? |
PENDENTE |
|
Eixo Temático 7: Processos de escolarização de pessoas com deficiência Mental |
||
|
Autor |
Nome do Trabalho |
Parecer |
01 |
Ana Abadia dos Santos Mendonça e Alexandre Mendonça Ribeiro |
A PSICOMOTRICIDADE E AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS MÚLTIPLAS: Um Estudo de Caso |
REPROVADO |
02 |
NATÁSSIA CRISTINA MARTINS OLIVEIRA, CAMILLA CHRISTIAN GOMES MOURA, PAULA DECHICHI |
EFEITOS DOS ESTÍMULOS AMBIENTAIS NA PLASTICIDADE NEURONAL. UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. |
APROVADO |
03 |
CAROLINE REIS COSTA, LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA, LILIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES E LAVINE CARDOSO ROCHA |
INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESPAÇO PARA (RE)CONSTRUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS. |
APROVADO |